Rua Trindade Coelho, 8
Apartado 1109
2401-801 Leiria
(Chamada para a rede fixa nacional)
Sobre Nós
História da Instituição
A Santa Casa da Misericórdia de Leiria (SCML) foi fundada em 1544, com o objetivo de praticar as 14 obras de misericórdia cristã — sete espirituais e sete corporais. A sua criação surgiu por iniciativa de um grupo de leirienses comprometidos com a solidariedade, que abriram o primeiro hospital da cidade, com apenas 12 camas, para acolher pobres e doentes. Ao longo dos séculos, a SCML desempenhou um papel fulcral no apoio social e na prestação de cuidados de saúde à população.
Em 1610, incorporou outras instituições assistenciais locais, como os hospitais das profissões e albergarias. A documentação mais antiga foi, infelizmente, destruída nas Invasões Francesas do século XIX. No final do século XVIII, o então bispo de Leiria, D. Manuel de Aguiar, empreendeu a construção de um novo hospital, cuja edificação terminou em 1800. Este hospital, que ainda hoje mantém o seu nome, Hospital D. Manuel de Aguiar, serviu como principal unidade hospitalar da região até 1975, data em que a gestão hospitalar foi nacionalizada.
Missão:
Promover a dignidade humana, apoiando pessoas em situação de vulnerabilidade, através de uma resposta integrada nas áreas da saúde, ação social, educação e cultura.
Visão:
Ser uma instituição de referência na intervenção social e humanitária, reconhecida pela qualidade dos seus serviços, proximidade com a comunidade e gestão sustentável.
Valores:
- Solidariedade,
- Humanismo,
- Respeito,
- Responsabilidade,
- Ética,
- Compromisso,
- Transparência,
- e Fé Cristã.