Os Irmãos

A SCML - Irmãos | SCML - Santa Casa da Misericórdia de LeiriaA Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, fundada no ano de 1544, é uma associação constituída por fiéis, vulgarmente chamados no Compromisso da Irmandade como irmãos.

O número de irmãos é ilimitado e são eles que constituem a Assembleia Geral, órgão social responsável pela gestão da Santa Casa da Misericórdia, mediante poderes delegados na Mesa Administrativa e Conselho Fiscal.

Podem ser admitidos como irmãos todas as pessoas de ambos os sexos; de maioridade; sejam naturais e residentes ou ligados por laços de afectividade ao concelho da sede da Irmandade; gozem de boa reputação moral e social; aceitem os princípios da doutrina e da moral cristãos que informam a Irmandade; e que se comprometam ao pagamento de uma quota semestral.

A admissão dos irmãos é feita mediante proposta subscrita por dois irmãos e pelo próprio candidato e aprovada em Mesa Administrativa por maioria absoluta dos votos dos seus membros presentes na respectiva votação.

Direitos dos Irmãos

Todos os irmãos são detentores de direitos, nomeadamente assistir, participar e votar nas reuniões da Assembleia Geral, serem eleitos para os Corpos Sociais, requererem a convocação extraordinária da Assembleia Geral, Mesa Administrativa e Conselho Fiscal, e visitar gratuitamente as instalações da Santa Casa da Misericórdia/Hospital D. Manuel de Aguiar.

Deveres dos Irmãos

Todos os irmãos são obrigados a pagar anualmente o valor respectiva quota aprovado em Assembleia Geral; desempenhar com zelo e dedicação os cargos para que foram eleitos para os Corpos Sociais; comparecer em actos solenes para representarem a Irmandade; colaborar no progresso e desenvolvimento da Santa Casa da Misericórdia de Leiria; propor à Mesa Administrativa novos irmãos ou que se tornem benfeitores da Irmandade.

Exclusão dos Irmãos
Serão excluídos da Irmandade todos os irmãos que solicitarem a sua exoneração; que deixarem de pagar a sua quota por tempo superior a dois anos; que não prestarem conta dos valores que lhes tenham sido confiados; que, sem motivo justificado, se recusarem a ocupar os lugares dos Corpos Sociais para os quais foram eleitos; que perderam a boa reputação moral e social ou voluntariamente causaram danos à Irmandade; que tomem atitudes hostis à Religião Católica; e finalmente por aplicação da pena de exclusão por parte da Mesa Administrativa.

Se pretender ajudar a Santa Casa da Misericórdia de Leiria/Hospital D. Manuel de Aguiar inscreva-se na qualidade de Irmão ou então torne-se seu benfeitor.

Contacte-nos através do tel. 244 106 202 ou e-mail geral@misericordiadeleiria.pt.

 

Post do Facebook

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.