ATIVIDADE FÍSICA, PRETENDEMOS PREVENIR POSSÍVEIS PROBLEMAS E DEFICIÊNCIAS TANTO FÍSICAS COMO PSÍQUICAS E MENTAIS

Colaboro com a Misericórdia de Leiria desde 2009 (Lar Nossa Senhora da Encarnação), inicialmente para ajudar a lecionar aulas de Gerontomotricidade (Atividade Física para Seniores) em conjunto com uma colega de profissão.

Em 2011 passei a trabalhar a título individual e apresentei um programa de Atividade Física que visava em melhorar de forma significativa o que existia até à data, com características e objetivos bem diferenciados. Desde logo houve
aceitação e entusiasmo por parte da direção e optou-se por avançar, não com tudo o que estava planificado, mas por duas sessões semanais de Gerontomotricidade (uma para um grupo com menor grau de mobilidade e outra para um grupo com maior grau de mobilidade e autonomia). 

Estas sessões apresentavam conteúdos variáveis e adaptados às características e possibilidades de movimento dos utentes, tendo em conta os objetivos propostos para cada grupo. 

As aulas tinham como objetivos principais a Prevenção (de possíveis problemas anatómicos e funcionais decorrentes do normal processo de envelhecimento), a Manutenção (das suas capacidades físicas e psíquicas), a Recreação e também, de certa forma, a Reabilitação dos utentes do ponto de vista físico-motor.

Assim, através da Atividade Física, pretendemos prevenir possíveis problemas e deficiências tanto físicas como psíquicas e mentais e, ajudar os utentes a manter essas capacidades, conservando a sua mobilidade e autonomia. 

Os conteúdos destas aulas têm como objetivos mais específicos os de ajudar a melhorar a mobilidade articular, a condição respiratória, a potência, a velocidade de reação, a flexibilidade, a coordenação, a composição corporal (força
e resistência muscular), a memória, etc. 

Estas aulas tiveram bastante aceitação por partes dos utentes, que manifestaram o seu agrado não só por participar nas mesmas como também porque conseguiram compreender a importância que a Atividade Física tem para a sua saúde (Física e Mental), tal como a importância da ocupação dos seus tempos livres, com a criação de hábitos de vida saudáveis. 

Desta forma e dado o agrado dos utentes e da direção pela inclusão destas aulas que visam não só numa melhoria da saúde física e motora dos utentes, mas também porque são uma ajuda para a própria instituição (ou seja, utentes mais aptos do ponto de vista físico-motor significa maior facilidade para os cuidados prestados ou ajudas relacionadas com transferências dos utentes por exemplo da cama para a cadeira de rodas ou da cadeira de rodas para o sofá; e utentes ocupados com atividades saudáveis e que gostam significa maior harmonia na instituição…), fui convidado em 2012 pela Misericórdia de Leiria a iniciar o mesmo tipo de programa de Atividade Física para a Residencial XXI. 

Estes tipos de aulas continuam até aos dias de hoje sendo que no período de pós pandemia (covid-19) e dada a conjuntura económica do país, tivemos de encurtar o número de sessões semanais para metade e, consequentemente, adaptar os objetivos. Mas devo acrescentar que as mesmas continuam a ser lecionadas com a mesma paixão, motivação, entusiasmo, alegria e profissionalismo de que são caracterizadas e, espero que num futuro próximo se possa dar continuidade a este projeto que é muito importante para a saúde física, psíquica e mental dos nossos utentes.

Ricardo Miguel Santos


Professora de Ginástica na
Santa Casa da Misericórdia de Leiria


Licenciado em Desporto e Lazer, Mestre em
Intervenção para um Envelhecimento Ativo

Franck Muller Replica Watches Omega Replica Watches Patek Philippe Replica Watches Richard Mille Replica U-Boat Replica Watches Swiss Replica Watches Rolex Replica Watches Rolex Replica Watches Audemars Piguet Replica Watches Richard Mille Replica Watches Patek Philippe Replica Zenith Replica Replica Watches