HUMANITUDE

Face ao aumento gradual e progressivo da população idosa surgem novos desafios.

Com o aumento do número de idosos aumenta o número de pessoas com processos demenciais e alterações do comportamento, pelo que, cuidar destas pessoas tornou-se um dos maiores desafios do sistema de saúde, para o qual as instituições e os cuidadores não estão preparados. Os elevados níveis de dependência que afetam a capacidade de adaptação física e emocional necessária ao autocuidado tornam os cuidados em tarefas árduas, levando, muitas vezes, a que os cuidadores experienciem sentimentos de desânimo, insegurança e angústia. 


O setor dos cuidados prestados aos idosos tem sido das áreas que mais se tem transformado e sentido a necessidade de desenvolver novas metodologias e práticas mais humanas. Desenvolvida no decorrer dos últimos anos, a Metodologia de Cuidado Humanitude alia uma filosofia de cuidado própria a técnicas específicas com o intuito de que, tanto os cuidadores como as pessoas cuidadas se sintam em segurança, confortáveis e dignificadas durante toda a prestação
de cuidados. Esta metodologia assenta em três pilares relacionais: o olhar, a palavra e o toque e um pilar identitário: a verticalidade. Estes possuem caraterísticas específicas, que devem ser assimiladas e tornadas operativas no ato de
cuidar, permitindo estabelecer uma relação verdadeiramente Humana com reflexos positivos em todo o processo de cuidados, que se refletem em ganhos em saúde.


A Metodologia de Cuidado Humanitude tem produzido mudanças assinaláveis na cultura vigente nos estabelecimentos de saúde onde está implementada, evidenciando-se como uma ferramenta eficaz na promoção da qualidade dos
cuidados. Segundo estudos realizados nesses estabelecimentos, verifica-se nas pessoas mais dependentes uma maior aceitação dos cuidados, uma diminuição da agitação, dos níveis de ansiedade e uma redução do consumo de psicotrópicos.


Nos prestadores de cuidados constata-se uma baixa significativa da taxa de absentismo por esgotamento profissional e uma diminuição de lesões músculo-esqueléticas. Contudo, a humanização de cuidados requer competências que raramente são inatas, porém podemos adquiri-las ou aprimorá-las através de formações e treino prático.


A Humanitude propõe uma intervenção que apoia os cuidadores e líderes na mudança das práticas e da cultura organizacional com o objetivo de que a Instituição seja encarada como um lugar de vida e não apenas um local onde são prestados cuidados.


A implementação da metodologia anteriormente mencionada no Lar Nossa Senhora da Encarnação será realizada através de formação-ação ministrada por formadores especializados. O processo compreende quatro etapas, nomeadamente a etapa inicial de diagnóstico, seguida da fase de sensibilização, posteriormente sucede-se a
etapa de disseminação e por fim, a consolidação.


A etapa inicial consiste na elaboração de um diagnóstico onde serão identificadas as necessidades organizacionais.
Posteriormente, teremos a etapa da sensibilização na qual será alinhada a visão da organização com o processo de implementação da Humanitude. O foco principal nesta etapa será consciencializar os profissionais para o efeito dos
atos e procedimentos que executam diariamente durante os cuidados, suscitando reflexão e necessidade para a transformação e melhoria das suas práticas.


A disseminação será a etapa onde, através de formação teórica e prática, os profissionais irão aprendem a integrar a Humanitude no seu contexto de cuidados diários, utilizando os recursos já disponíveis. O principal objetivo é a profissionalização da relação através da utilização dos pilares relacionais olhar, palavra e toque, e do pilar identitário, a verticalidade.


Por último, a etapa de consolidação servirá para cimentar as práticas aprendidas na etapa anterior, visando a continuidade dos princípios Humanitude e a adesão de toda a equipa, incluindo os novos elementos que chegam à instituição. De modo a finalizar todo o processo será, após uma auditoria, atribuído o selo Humanitude que reconhece as práticas diferenciadoras nos cuidados prestados.


A Certificação da qualidade dos serviços, com o Selo Humanitude, do Lar Nossa Senhora da Encarnação, será uma mais-valia para nós profissionais que cuidamos, mas também para os nossos residentes, que são o nosso foco.

MARISA OLIVEIRA
Enfermeira Coordenadora LNSE

Franck Muller Replica Watches Omega Replica Watches Patek Philippe Replica Watches Richard Mille Replica U-Boat Replica Watches Swiss Replica Watches Rolex Replica Watches Rolex Replica Watches Audemars Piguet Replica Watches Richard Mille Replica Watches Patek Philippe Replica Zenith Replica Replica Watches