A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO CARDIOVASCULAR ANTES DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO

É consenso e de conhecimento geral que a prática de atividade física está associada à prevenção da doença cardiovascular.

Pretende iniciar ou reiniciar prática de exercício físico? É essencial uma avaliação clínica prévia, nomeadamente cardiovascular, sobretudo na presença de algum dos fatores seguintes:

- Idade superior a 35 anos

- Excesso de peso ou obesidade

- Diabetes

- hábitos tabágicos

- Colesterol elevado

- Hipertensão arterial

- Doença cardíaca conhecida

A prática de exercício físico, em particular o aeróbio ou cardiovascular, é de uma forma geral benéfica para o seu coração e artérias, mas existem algumas doenças ou fases das mesmas em que poderá estar contraindicada; além disso, para cada indivíduo há especificidades no treino que lhe são mais favoráveis, e outras que poderão ser prejudiciais. Uma avaliação clínica permite diagnosticar patologias que eventualmente contraindiquem total ou parcialmente o exercício físico, e também uma prescrição de exercício personalizada, adequada ao seu contexto clínico.

Para uma correta avaliação, o Cardiologista vai conhecer a sua história clínica, realizar um exame clínico objetivo, e complementar a avaliação através de exames complementares de diagnóstico, tais como Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Holter 24h, MAPA 24h, Prova de Esforço em tapete rolante, entre outros.

ALEXANDRE ANTUNES,

médico cardiologista no HDMA

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria