Fisioterapia, dar vida aos anos!

A fisioterapia ajuda a desenvolver e a restaurar o movimento e a capacidade funcional dos pacientes ao longo da vida, contribuindo, assim, para superar problemas músculo-esqueléticos, respiratórios e neurológicos.

O foco principal dos fisioterapeutas passa por melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ao contribuir para aumentar a mobilidade geral. O fisioterapeuta  intervém nas áreas de prevenção, reabilitação e tratamento, sendo importante ressalvar que vão ser abrangidos o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.

Deste modo, a fisioterapia pode e deve fazer parte do quotidiano de todas as pessoas, sendo bastante útil na recuperação dos mais variados problemas. O ideal é conciliar a fisioterapia com a prática de exercício físico, e não fazer somente uma prática em detrimento de outra. Com a junção de ambas é possível obter excelentes resultados para o bem-estar e para a saúde, pois deste modo previnem-se lesões e melhora-se a performance física.

 

A fisioterapia intervém em toda a população, desde a Pediatria à Geriatria, e divide-se em áreas de intervenção. As principais são:

 

  • Fisioterapia neurológica

Na fisioterapia neurológica vai ajudar os pacientes com distúrbio neurológico, como por exemplo um AVC, paralisias, Esclerose Múltipla, etc, a reaprender movimentos e tarefas,recuperar funcionalidade, para assim poderem realizar actividades básicas da vida diária e poder adquirir o máximo possível de independência.

 

  • Ortopedia e Desporto

São seguidos utentes com fracturas e traumas, lesões desportivas, tendinopatias, lombalgias, etc. Os objectivos passam por aliviar a dor, restaurar força e mobilidade e voltar á prática desportiva, ou á vida diária.

 

  • Fisioterapia Cardiorrespiratória

A Fisioterapia  Cardiorrespiratória tem como objectivos melhorar a tolerância ao exercício, aumentar a eficiência respiratória e reduzir sintomas como tosse, falta de ar ou expectoração. Intervém em patologias como Asma, DPOC, pós-operatórios torácicos, sequelas de COVID-19, etc.

 

A Fisioterapia pode ainda ser benéfica para pacientes Oncológicos, pacientes em Cuidados Intensivos e Paliativos, pacientes que realizaram cirurgias estéticas, pessoas com alterações urogenitais, grávidas, entre outros.

A Fisioterapia vai não só tratar, mas também prevenir. O profissional de fisioterapia pode proporcionar ao paciente mais equilíbrio, flexibilidade, melhor postura, força muscular e mobilidade, evitando, assim, o aparecimento de uma série de patologias, como como lombalgias, problemas articulares, tendinopatias, etc. Através de uma grande variedade de técnicas, que podem incluir relaxamento muscular, alongamentos e exercícios diversos, incluindo respiratórios, drenagem, entre outras, vai ajudar a corrigir a postura, evitar lesões, amenizar sintomas de doenças articulares e a diminuir a tensão muscular, aumentar a performance respiratória e cardíaca, e muito mais.

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria