COMO O TEMPO PASSA

Já passaram quatro anos desde que iniciei esta jornada na Santa Casa da Misericórdia de Leiria, a convite do Engº Carlos Poço.

Recordo com simpatia o envolvimento que colocámos na candidatura e a forma como preparámos o programa e fomos envolvendo os irmãos para nos apoiarem nesta missão.

Digo missão porque era esse o desafio que estava colocado naquele momento. Era necessário alterar o paradigma de dez anos de sucessivos resultados negativos, que tinham colocado a instituição numa situação de grave rotura financeira, e que a manter-se o mesmo rumo, no curto prazo não seria capaz de fazer face aos seus compromissos.

Era igualmente imperioso dar maior visibilidade à instituição e os serviços que disponibilizava, reforçando a sua imagem e melhorando e ampliando os serviços.

Participar activamente neste importante projecto, com um forte cariz social, embora inesperado, foi por mim encarado com grande entusiasmo.

Tem sido muito gratificante para mim, ao longo destes 4 anos, trabalhar com uma equipa (mesa administrativa), e a dedicada colaboração do Dr. João Leite (Administrador executivo), que soube interpretar e projectar na nossa organização a visão e determinação do nosso Provedor, que soube sempre partilhar e envolver toda a equipa, e cujos bons resultados a ele, em grande medida, se devem.

Esta colaboração permite-me confirmar diariamente o empenho e o profissionalismo dos nossos colaboradores, que ultrapassam as dificuldades e encaram cada uma como uma oportunidade de servir.

Tenho a felicidade de regressar frequentemente às memórias da minha infância, por encontrar na instituição pessoas que fazem parte desse período especial da minha vida, nomeadamente, os nossos utentes de quem recebo a atenção e o carinho que me fazem sentir sempre parte integrante das suas vidas.

A Santa Casa da Misericórdia de Leiria é hoje uma organização mais preparada e aberta ao exterior, fruto de um trabalho de gestão mais profissional e do desenvolvimento de um conjunto muito alargado de iniciativas que vão desde, a edição trimestral deste Jornal em colaboração com o Jornal de Leiria, à realização de um plano de actividades anual que incluiu entre outras, as Jornadas da Saúde, as Jornadas da Economia Social, as Jornadas da Nutrição, três edições da Aldeia da Alimentação Saudável, a participação anual na Aldeia de Natal, diversas Campanhas de Prevenção de Saúde e Cívicas, o dia Aberto HDMA, dezenas de caminhadas Cidade em Movimento, ciclos de conferências, e já neste final de ano a Gala dos 475 Anos da Santa Casa da Misericórdia de Leiria e o lançamento do Livro dos 475 Anos da Santa Casa da Misericórdia de Leiria (1º edição sobre a SCML).

Neste momento de balanço, importa olhar para o presente e preparar o futuro, que mais uma vez será desafiador e poderá sempre contar com a minha colaboração.

 

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.