O VOLUNTARIADO PELOS OLHOS DE QUEM O FAZ

Entre os muitos pontos de vista que definem voluntariado, escolhi um que considero ser aquele que mais me apaixona “O voluntariado é
um elemento chave na participação e implicação da CIDADANIA para melhorar a sociedade” (Fundación La Caixa 2009).

Na tradução optei por colocar a palavra chave em maiúsculas precisamente para realçar que voluntariado é, na sua essência, uma questão de CIDADANIA.

Considerando o meu caso pessoal, gosto de ver a minha actividade como uma forma de devolver à sociedade uma parte daquilo que ela me paga através da minha reforma; e também como uma estratégia de envelhecimento ativo.

O voluntário tem uma disponibilidade quantificável chamada tempo e procura investi-la ao serviço dos outros; só por si essa disponibilidade temporal não faz de alguém um bom voluntário, tal como o hábito não faz o monge; é preciso uma forte disponibilidade emocional. Estamos a referirnos à capacidade de ser empático, ou seja, à capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, de ouvir sem fazer julgamentos, de nos emocionarmos dentro de um limite saudável.

A tudo isto podemos juntar o riso aberto e sincero e, porque não, a capacidade de contar uma anedota na altura certa para quebrar o gelo, despertar sorrisos e alimentar a esperança.

Por fim, e no que toca a qualidades, é preciso uma generosa dose de resiliência; nem sempre é um trabalho fácil e nem sempre o voluntário é a pessoa mais paciente do mundo.

Iniciei o meu voluntariado nesta Instituição, mais concretamente na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), no Hospital Dom Manuel de Aguiar, no ano de 2011. Tinha acabado a minha licenciatura em Serviço Social, estagiei na referida Unidade e acabei por ficar como voluntário uma vez que já estava reformado.

Presto apoio à valência de fisioterapia. Gosto muito dos meus utentes; é por eles, e apenas por eles, que eu faço vinte quilómetros de
bicicleta cada vez que vou trabalhar; claro que também é uma maneira de ser voluntário pela preservação do planeta. Para além da enorme satisfação em estar com os utentes também é relevante salientar que adoro a equipa com quem colaboro: são pessoas extraordinárias que todos os dias fazem pequenos milagres.

OPINIÃO José Arroteia. Voluntário na Unidade de Cuidados
Continuados Integrados

Franck Muller Replica Watches Omega Replica Watches Patek Philippe Replica Watches Richard Mille Replica U-Boat Replica Watches Swiss Replica Watches Rolex Replica Watches Rolex Replica Watches Audemars Piguet Replica Watches Richard Mille Replica Watches Patek Philippe Replica Zenith Replica Replica Watches