Misericórdia festeja 475 anos com espectáculos de dança e música

Aniversário Mais de 600 pessoas marcaram presença na gala dos 475 anos da Santa Casa da Misericórdia de Leiria. Provedor garantiu que a instituição vai continuar a apostar nas respostas sociais.

 

A gala das comemorações dos 465 anos da Santa Casa da Misericórdia de Leiria (SCML)n realizada na passada quarta- feira à noite no Teatro José Lúcio da Silva, ficou marcada por espetáculos de dança e música protagonizados por alunos da Escola de dança Studio K, pela cantora Sofia Lisboa, acompanhada pelo pianista Paulo Figueiredo, da fadista leiriense Elsa Gomes, pelo coro do Jardim-Escola João de Deus, e por um grupo de jovens do ‘Projecto Community’. Numa noite recheada de espetáculos e que algum humor à mistura, na gala comemorativa dos 475 anos de uma das instituições de referência da cidade e do concelho, que disponibiliza à população uma variedade de respostas sociais e de saúde, marcaram presença  algumas figuras públicas, nomeadamente o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, o presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Rui Pedrosa, a diretora do Centro Regional da Segurança Social (CRSS), Maria do Céu Mendes, Jorge Guarda, vigário da Diocese Leiria-Fátima, colaboradores da instituição (médicos, enfermeiros, assistentes e pessoal administrativo) e outros convidados, num total de mais de 600 pessoas.

A gala foi o primeiro mo- mento dos 475 anos da instituição, cujas comemorações se prolongam até ao mês de Dezembro. No próximo dia 12 de Outubro, pelas 15h30, na Igreja da Misericórdia de Leiria, realiza-se o seminário ‘As Misericórdias do Século XXI’. Para o dia 19 de Outubro, à mesma hora e no mesmo local, está agendada a conferência ‘A História da Misericórdia de Leiria’. No dia 10 de Novembro, será celebrada uma missa dos 475 anos da Misericórdia de Leiria, presidida pelo bispo da Diocese Leiria-Fátima. D. António Marto. No mesmo dia, pelas 15h30, na Igreja da Misericórdia de Leiria, será apresentado o livro dos ‘475 anos da Mise- ricórdia de Leiria’. As comemorações encerram em Dezembro, com a inauguração do ‘Terraço XXI’, na Residencial Século XXI.

Afirmação da instituição

Num discurso emotivo, Carlos Poço, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, elencou as dificuldades que a Mesa Administrativa atravessou quando tomou posse há quatro anos, “fruto das dificuldades financeiras que se vinham a degradar de forma significativa nos últimos tempos”. “Hoje é indiscutível a forma como a Santa Casa da Misericórdia de Leiria se afirmou junto da comunidade. Credibilizámos a instituição, abrimos a Instituição à nossa comunidade que confia muito mais nos serviços que diariamente colocamos ao dispor da popu- lação”, afirmou, emocionado, o provedor realçando que o lema da actual Mesa Administrativa é "Gerir melhor para Apoiar mais".

Para o provedor, a gestão dos últimos quatro anos, irá “continuar a imprimir a inovação nas nossas respostas sociais” junto da população, com destaque para o Serviço Integrado de Proximidade (SIP), “cujo objetivo é dar a melhor resposta possível, dando condições para que a população fique o mais tempo possível no conforto do seu lar”. “Gerir melhor significou que, pela primeira vez na história recente da Instituição, o Hospital D. Manuel de Aguiar deixou de ser o grande consumidor dos recursos da instituição e começou a obter resultados positivos. Estamos desta forma a conseguir cuidar mais e melhor de quem mais precisa, através das diversas respostas sociais que disponibilizamos. Mas queremos ir muito mais longe, na qualidade e na quantidade dos serviços prestados”, reforçou Carlos Poço.

Outras das intervenções da noite foi do presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, para destacar “a importância” que a Santa Casa da Misericórdia tem nos apoios sociais e de saúde à população não só do concelho como também de outras regiões. “Um concelho como Leiria, ter uma instituição como a dimensão da Santa Casa da Misericórdia deve encher de orgulhosa não só o município como todos os leirienses, porque efetivamente a instituição desenvolve um trabalho meritório nas áreas Social e de Saúde”, referiu o autarca leiriense, salientando a “colaboração” entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia na organização conjunta e eventos ligados sobre- tudo à área da saúde.

Mário Pinto

DIÁRIO DE LEIRIA | Pág. 04 | 20 SET 2019 | SEXTA-FEIRA

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.