A IMPLANTOLOGIA COMO SOLUÇÃO NA REABILITAÇÃO ORAL

A implantologia é a área da Medicina Dentária que, mediante a colocação de Implantes Dentários, tem como principal objetivo estabelecer a harmonia facial, função, estética e saúde oral, surgindo como uma alternativa às próteses dentárias removíveis que, apesar de serem uma solução válida, acarretam algumas desvantagens fisiológicas e sociais.


De acordo com dados da OMD (Ordem dos Médicos Dentistas) cerca de 70% dos portugueses tem falta de 1 ou mais dentes naturais (com exceção dos dentes do siso). A causa para a perda dentária deve-se a diversos factores como aparecimento de cáries, periodontite, traumas e/ou doenças sistémicas.


Os Implantes dentários consistem em dispositivos fabricados numa liga de titânio biocompatível, fixos e colocados cirurgicamente nas arcadas dentárias (maxilares), tendo como função substituir a raiz do dente.


A cirurgia é um processo indolor, pois o paciente é previamente anestesiado. Após esta fase esperam-se em média 3 a 4 meses , (salvo excepções) para que ocorra a integração do implante no osso.
Numa segunda fase, após o implante estar seguramente colocado no osso, procede-se à confecção da parte protética, que poderão variar desde coroas a próteses parciais ou totais fixas, em casos mais extensos. Apesar de totalmente segura, a cirurgia para colocação de implantes requer um estudo prévio e detalhado pelo que o paciente deverá ser avaliado pelo Médico Dentista/Implantologista, sendo
que nesta consulta será feita uma análise detalhada da história clínica e dentária do paciente, assim como, serão analisados vários exames complementares de diagnóstico (RX, TAC), fundamentais para um correto estudo e planeamento de cada caso.

Dr. Victor Pinto - Médico Dentista no HDMA

Mais informações, ou mesmo o agendamento de uma consulta, dirija-se ao hospital D. Manuel de Aguiar, ou se preferir ligue 244 106 201. Temos uma equipa à sua espera.

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.