Artigo de opinião do Dr. Franz - Especialista em Cirurgia do Pé

A Cirurgia do Pé é a subespecialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças do pé.

Os pés são uma obra-prima sofisticada do corpo humano, apesar da sua pequena dimensão. São os nossos pés que sustentam o corpo, suportam a nossa força e nos dão equilíbrio. São alicerces sólidos quando mantidos saudáveis.

A estrutura dos nossos pés é complexa, sendo cada pé composto por 28 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos e tendões. Juntos, os dois pés contêm mais de um quarto de todos os ossos do nosso corpo.

Os pés estão sujeitos diariamente a uma grande pressão, o que os torna mais vulneráveis. Por norma, reservamos-lhes menos tempo e cuidados do que a qualquer outra parte do corpo. A maioria das pessoas calça os seus sapatos sem pensar na estrutura que suporta o peso do seu corpo. A atividade mais comum que fazemos além de respirar, é andar e ficar em pé. O pé é a base para o movimento humano, marcha e postura ereta, por isso, os pés precisam de ser fortes e equilibrados.

Fatores ambientais, genéticos, doenças, falta de cuidados, calçado inadequado e posturas incorretas contribuem para a formação de joanetes, calos, unhas encravadas, infeções e inflamações. Pés maltratados podem comprometer a saúde de todo o corpo, especialmente, na coluna e articulações. Pisar mal pode vir a ser a causa de cefaleias, dores nas costas, escolioses e lordoses, além de problemas nos ombros e nos membros inferiores, principalmente quando combinamos estes fatores com o carregar excesso de peso.

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.