Artigo de opinião da Dra. Juliana Neves - Especialista em Oftalmologia

Computer Vision Syndrome (Síndrome da visão computacional)

O que é esta síndrome?

Com o rápido avanço tecnológico e a disseminação das tecnologias de informação e de comunicação, é fundamental reconhecer a existência do computer vision syndrome (síndrome da visão computacional) e ser aconselhado acerca das medidas que podem ser adotadas para prevenir e tratar esta síndrome.

A massificação do uso de computadores, dos tablets, smartphones e e-readers, fez com que estas tecnologias fizessem parte da vida da população em geral (crianças, adultos e idosos) quer no trabalho e na escola, quer nos períodos de lazer. 

Todos estes fatores colocaram novas exigências à visão da população e trouxeram novos desafios à oftalmologia e, em particular, à ergoftalmologia, ciência que estuda as condições ambientais que permitem ao indivíduo desempenhar as suas tarefas diárias com o mínimo de esforço e desconforto para os seus olhos.

Quais as consequências?

Durante a utilização do computador a frequência de pestanejo é menor e o número de vezes em que a pálpebra superior não cobre completamente a córnea é maior do que o normal e do que se observa durante a leitura de material em papel. Além disso, durante a leitura em papel, o olhar é dirigido inferiormente, de modo que as pálpebras cobrem uma porção substancial da superfície ocular, enquanto a posição do olhar durante a utilização do computador se associa a uma maior abertura dos olhos e, consequentemente, a uma maior área de superfície ocular exposta. 

A soma destes fatores aumenta a evaporação das lágrimas durante a utilização do computador. Também é importante notar que os escritórios são frequentemente caracterizados por um baixo nível de humidade, pela presença de ar-condicionado ou outros sistemas de aquecimento/refrigeração, o que pode contribuir para o desenvolvimento de sintomas de olho seco nos utilizadores de computador.

O que fazer para prevenir esta síndrome?

Existem atualmente várias medidas que podem ser tomadas para prevenir e tratar o computer vision syndrome.

Elas podem ser divididas em: medidas relacionadas com o meio ambiente e medidas relacionadas com o utilizador do computador.

Entre as medidas relacionadas com o meio ambiente destacam -se:

-O ecrã do computador deve estar posicionado ligeiramente abaixo do nível dos olhos. A United States Occupational Safety and Health Admnistration recomenda que o centro do ecrã se encontre 15-20º abaixo do nível dos olhos e a uma distância de 50 - 100 cm. Nesta posição, a fenda palpebral e a área da superfície ocular exposta são menores, o que diminui a evaporação das lágrimas.

E entre as medidas relacionadas com o utilizador podemos citar:

-Os utilizadores de computadores devem fazer pausas curtas frequentes, que permitam modificar a posição do corpo, da cabeça e dos olhos e relaxar o sistema visual de acomodação.

 

Lista de Referências:

Blehm C, Vishnu S, Khattak A, Mitra S, Yee RW. Computer vision syndrome: a review. SurvOphthalmol. 2005May-Jun;50(3):253-62

Rosenfield M. Computer vision syndrome: a review of ocular causes and potencial treatments. OphthalmicPhysiolOpt. 2011 Sep;31(5):502-15

Pew Research Internet project. Mobile technology fact sheet. Disponivel em www.pewinternet.org

 

Artigo elaborado pela Doutora Juliana Neves, especialista em Oftalmologia no Hospital D. Manuel de Aguiar.

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.