Artigo de opinião do Doutor Nuno Rama - Diretor clínico do HDMA

SAMA – AO SERVIÇO DA COMUNIDADE…

O projeto de saúde da SCML, materializada na atividade assistencial do Hospital D. Manuel de Aguiar (HDMA) dá continuidade à sua tradição secular de acompanhar as necessidades da população neste âmbito.

A Saúde em primeiro lugar!

Anteriormente, destaquei os pontos positivos dos cuidados no nosso Hospital, como sejam as instalações novas de elevada qualidade e conforto, a facilidade na marcação de uma consulta ou cirurgia, o corpo clínico experiente e competente e o atendimento personalizado e humano. Consideramo-nos uma unidade moderna e tecnologicamente apetrechada, apta para dar uma resposta profissional e competente nas suas diversas áreas de intervenção.

Vejamos a realidade dos cuidados de saúde em situações de doença aguda. Muitos utentes da região não dispõem facilmente de apoio do seu “médico de família” e as alternativas disponíveis apresentam uma resposta, por vezes, deficitária em termos de celeridade, disponibilidade e/ou diversidade. Estes fundamentos constituíram a base racional da criação do SAMA, Serviço de Atendimento Médico Alargado, um serviço com enfoque na doença aguda e disponibilidade para observação de utentes num cariz de “Consulta Aberta”. Este projeto de saúde do HDMA foi promovido ao longo do primeiro semestre de 2016 e tem vindo a desenvolver atividade clinica crescente, na sua vertente de atendimento urgente.

O espaço disponível para atendimento médico engloba um gabinete para avaliação clínica dos utentes pelo médico de serviço e sempre que necessário e possível dispomos do apoio por médicos especialistas em regime de chamada, nomeadamente na área da Cirurgia Geral, Ortopedia, Oftalmologia ou Otorrinolaringologia (ORL). Estruturalmente dispomos de uma sala de pequena cirurgia e de uma sala de gessos, permitindo a abordagem adequada em contexto de trauma (acidentes desportivos ou de trabalho, por exemplo). Também as situações de urgência médico-cirúrgica podem ser tratadas globalmente neste serviço do HDMA. Um doente com cólica renal, crise de dispneia ou dor torácica pode recorrer aos nossos serviços e obter uma abordagem diagnóstica e terapêutica de qualidade. Dispomos de um Sala de Observação para vigilância de utentes e o apoio de especialidades, que possibilitam a orientação e tratamento de variados quadros cirúrgicos, como apendicite aguda ou colecistite aguda (inflamação da vesicula biliar).

Saliento os serviços de apoio ao SAMA que reforçam a sua funcionalidade e eficiência. O apoio da Patologia Clínica e do Serviço de Imagiologia (radiologia) permite a realização de análises ou exames de imagem (conhecidos como RX ou por vezes ecografias) com carácter de urgência. Dispomos de eletrocardiografia, de cuidados de enfermagem (pensos, entre outros) e orientamos os doentes para consultas de especialidade de forma prioritária.

No SAMA, oferecemos um serviço clínico completo, sob a forma de consulta médica, realizada por um corpo clínico experiente, pelo valor de 20 euros.  Podemos tratar quadros diversos como crise hipertensiva (“tensão alta”), crise de dispneia (“falta de ar”), dor abdominal aguda (como apendicite ou colecistite aguda), hidratação em quadros de vómitos ou diarreias graves, tratamento de cólica renal, urgências proctológicas (abcessos anais, crises hemorroidárias ou fissuras anais), tratamento de lombociatalgia (“dor ciática”) ou agitação psicomotora (“crises de nervos”), entre muitos outros.

Em conclusão, também no capítulo da doença aguda, o HDMA procura a qualidade e excelência dos cuidados médicos, dispondo de um serviço com uma estrutura moderna, organizada, integrada e com visão e perspetiva multidisciplinar. O SAMA foi idealizado a pensar no utente e os cuidados nele prestados são naturalmente centrados nos doentes, que a ele recorrem. Consideramos o valor de consulta acessível e adequado, oferecendo possibilidade de realizar exames urgentes, se clinicamente recomendado, aceitando diversas convenções e seguros. Estamos convictos que podemos contribuir para a Saúde da população de Leiria, possibilitando cuidados médicos para doença aguda, a tempo e horas, 7 dias por semana.

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.