Gala Viver Leiria Saudável 2018 - Nota Imprensa

Santa Casa da Misericórdia de Leiria realizou Gala Viver Leiria Saudável

No passado dia 27 de janeiro a Santa Casa da Misericórdia de Leiria realizou a I Gala Viver Leiria Saudável. A iniciativa teve lugar na Igreja da Misericórdia – Centro de Diálogo Intercultural.

Durante a Gala foi feito o balanço da edição do Viver Leiria Saudável 2017. “Sucesso” foi a palavra escolhida para caracterizar a I edição deste evento, que foi composto por um conjunto vasto de iniciativas que visaram mobilizar Leiria em torno de uma causa solidária.

Foi também na Gala divulgado o apoio solidário resultante da realização das diversas iniciativas do Viver Leiria Saudável 2017.  A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Leiria foi a instituição escolhida pela Misericórdia de Leiria. Foram entregues dezenas de vales de consulta em diversas especialidades do Hospital D Manuel de Aguiar, nomeadamente, medicina dentária, fisioterapia, bem como, a disponibilização gratuita do bloco operatório. No momento da entrega dos donativos o Provedor da Misericórdia de Leiria, Eng.º Carlos Poço, reforçou a “esperança de que este apoio possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes da APPC”. A Presidente da APPC , Dr.ª Lúcia Bento agradeceu “sensibilizada” o apoio, referindo que “reveste-se de muita importância para os nossos utentes”.

A Gala Viver Leiria Saudável teve também como objetivo a apresentação do programa e do fim solidário da edição de 2018.

De janeiro a dezembro a Santa Casa da Misericórdia de Leiria pretende realizar mais de 25 iniciativas, com o intuito de mobilizar recursos para o combate ao isolamento social.

Segundo o Provedor da Misericórdia “a segunda edição do Viver Leiria Saudável será ambiciosa. Todos os meses vão decorrer várias iniciativas que vão ter como finalidade a mobilização de apoios para que, no âmbito de uma política de responsabilidade social, sejam canalizados recursos para o combate ao isolamento social dos idosos.”

O Provedor referiu ainda que “felizmente a esperança média de vida vai aumentando, a nossa sociedade está a envelhecer e sabemos que o local mais desejado para o envelhecimento é no seio familiar e nas suas habitações e por isso vamos dar o nosso contributo para manter as pessoas nesse meio, através do nosso apoio domiciliário”.

Carlos Poço desafiou a comunidade em geral e os empresários em particular a apoiarem através da Santa Casa “um idoso que esteja numa situação desfavorecida e em isolamento”. A instituição disponibilizará os seus recursos humanos para efetuar o devido acompanhamento clínico, de enfermagem, fisioterapia, psicológico, bem como, disponibilização de refeições, higiene pessoal e habitacional.

Programa Viver Leiria Saudável 2018

27 – Gala Viver Leiria Saudável