Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Leiria aprova Plano de atividades e Orçamento para 2018

Nota de Imprensa

Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Leiria aprova Plano de atividades e Orçamento para 2018

 Realizou-se no passado dia 25 de Novembro a Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, entre os vários pontos da ordem de trabalhos, destaca-se a apreciação e votação do Plano de Atividade e Orçamento para 2018.

O Provedor da Misericórdia, Eng. Carlos Poço, iniciou a discussão do ponto com a apresentação do documento onde evidenciou as principais iniciativas a realizar, bem como, os objetivos financeiros a atingir em 2018.

O Provedor comecou por reforçar que “o Plano de Atividades e Orçamento para 2018 que agora apresentamos, reforça o princípio fundamental que guia a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Leiria: Gerir Melhor para Apoiar Mais. Uma frase simples, mas carregada de significado, de muito trabalho e dedicação” referiu perante a irmandade que encheu o auditório da Instituição.

Este é o segundo Plano de Atividades e Orçamento que a atual Mesa Administrativa elabora, e pela segunda vez, houve o envolvimento das chefias e restantes técnicos das diversas valências da Insituição. O Provedor referiu que esta é uma alteração imporante, reforçado que “este compromisso coletivo, entre mesa administrativa, administração, chefias e restantes técnicos, promove a partilha de metas a atingir, levando a bom porto o cumprimentos dos objetivos que definimos”.

O Provedor referiu ainda que “o ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de consolidação da estratégia definida pela atual Mesa Administrativa, gerir melhor, significou ao longo dos últimos meses, mudar procedimentos, implementar novas metodologias de trabalho, profissionalizar a gestão, aumentar o rigor e o brio profissional, quebrar rotinas, implementar mudanças difíceis. Tudo isto para apoiar mais. É esta a essência da nossa Instituição”, referiu.  

Um dos aspectos a evidenciar para 2018 é o facto de o Hospital D Manuel de Aguiar deixar de ser o grande consumidor dos recursos da Instituição e começar a obter resultados positivos. Este aspecto permitirá “cuidar mais e melhor de quem precisa”, palabras do Provedor, que reforçou que este apoio será “através de diversas respostas sociais que temos atualmente e nas novas valências que vamos disponibilizar no início de 2018, o Refeitório e a Loja Solidária serão um realidade muito em breve.” 

Foi referido ainda que em 2018 pretende-se dar continuidade às obras de requalificação do Lar Nossa Senhora da Encarnação “daremos continuidade à obra de requalificação iniciada em 2016 que permita a requalificação gradual das instalações que apresentem níveis de degradação intensos, bem como, a aquisição de novos equipamentos que promovam o aumento do bem-estar dos utentes”.

O Provedor referiu ainda, que 2018 será um ano intenso de atividades, destacando a realização da II Edição do Evento Viver Leiria Saudável, que decorrerá durante todo ano e cujo o somatório das iniciativas pretende mobilizar recursos para apoiar IPSS do Concelho através de diversas especialidades do HDMA.

Em termos financeiros, o orçamento para 2018 prevê o reforço do resultado positivo atingido em 2016, bem como, o previsto para 2017, contrastando com os resultados líquidos negativos sucessivos da última década que colocavam em causa a sustentabilidade da Instituição. Desta forma, prevê-se um aumento dos rendimentos e uma diminuição dos gastos, bem como, o aumento considerável do cash flow, “trata-se de um orçamento ambicioso que obrigará a uma gestão criteriosa”, referiu o Provedor da Misericórdia.

No final da Assembleia Geral, realizou-se mais uma cerimónia de admissão de novos irmãos. Este momento, pretende assinalar o início do estatuto de Irmão para as novas admissões. 

Perante o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, os novos irmãos assumiram cumprir o Compromisso da Instituição. 

Para o Provedor, Eng. Carlos Poço, a Irmandade está a renovar-se "a vinda de novos irmãos é um importante sinal de que estamos a abrir a Instituição à comunidade. Todos os que vierem com o espírito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos que mais necessitam são muito bem vindos". 

O documento foi submetido a apreciação e foi votado por unanimidade.

Outro ponto, em discussão e que foi aprovado por maioria foi o Regulamento Eleitoral.

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.