LOJA SOLIDÁRIA

A Santa Casa da Misericórdia de Leiria dá mais um passo no fortalecimento da sua ação social, com a abertura de uma Loja Solidária, no início do próximo ano, que irá ser uma iniciativa degrande relevância para a comunidade local, oferecendo benefícios em várias frentes sociais, económicas e ambientais.


Será um espaço de atendimento e acompanhamento de proximidade, destinado à recolha e distribuição de bens. O espaço funcionará não apenas como um ponto de doação de artigos em segunda mão, mas também como um símbolo
de esperança e solidariedade, oferecendo uma resposta concreta às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade social e económica.


Em tempos difíceis, com o aumento do custo de vida, este tipo de resposta torna-se vital para muitas pessoas que enfrentam dificuldades em suprir as necessidades básicas.


Este projeto, em parceria com organismos institucionais, empresas e famílias locais, visa apoiar os mais necessitados através da distribuição gratuita ou a preços simbólicos de bens essenciais, usados ou novos nomeadamente: vestuário e outros têxteis, artigos de bebé, calçado, brinquedos, material escolar e didático, produtos de higiene pessoal e pequenos eletrodomésticos. Empresas e cidadãos estarão convidados a contribuir com artigos em bom estado, permitindo que estes sejam reutilizados e cheguem a quem mais precisa e ao mesmo tempo promovendo o conceito de economia circular. Este será um espaço onde a solidariedade ganha vida e onde cada um de nós poderá fazer a diferença, sendo a sustentabilidade e a inclusão pilares fundamentais deste novo projeto.


A loja não só funcionará como um ponto de apoio direto, mas como um espaço de sensibilização sobre a importância da partilha e do combate ao desperdício. Iremos apostar na reutilização de bens para minimizar o impacto ambiental, através da promoção de um consumo mais consciente, contribuindo para um futuro mais sustentável, ao mesmo tempo em que fortalece a rede de apoio social.


Irá estar aberta à comunidade todos os dias úteis, nas instalações do Lar Nossa Senhora da Encarnação, pretendendo constituir-se também como uma resposta complementar dos projetos e intervenções de caráter social em curso na freguesia e na sinalização e encaminhamento de situações de vulnerabilidade.


A Santa Casa espera, com esta iniciativa, envolver ainda mais a comunidade na sua missão de apoiar quem mais necessita. Será um espaço de esperança, onde todos podem colaborar para ajudar os outros a construir uma sociedade mais justa e inclusiva, capaz de dar resposta aos desafios diários das famílias em risco de exclusão social.


MARTA DUARTE
Diretora Técnica do LNSE e SAD