NOVAS PRIMAVERAS É UM PROGRAMA SAMP CONTIGO, DE TERAPIA PELA ARTE, NASCIDO EM 2004, DEDICADO A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Nasceu com a constatação de que nos ensinam a cuidar dos filhos, mas não nos ensinam a cuidar dos pais.


Com uma esperança de vida cada vez maior, tem aumentado, em muito, o número de idosos institucionalizados, dependentes, com demências, ou acamados. Se já se sente grande ausência de programas artísticos direcionados a idosos independentes, então para os mais dependentes esta programação é praticamente inexistente.


O NOVAS PRIMAVERAS procura responder a esta necessidade, oferecendo aos mais independentes a oportunidade de participarem ativamente em projetos nas áreas da Música, Dança e Teatro, proporcionando novas experiências através da
fruição, partilhas e criação. Para os mais dependentes, com demências ou em estado de solidão, estejam eles numa cama ou em domicílio, desenvolve-se uma versão mais minimalista, intimista e de entrega ao outro, ajudando à fruição do som e da música.

O NOVAS PRIMAVERAS contribui para a riqueza do envelhecimento populacional nas suas diferentes dimensões: biológico, psicológico e social. Pode levar a um “despertar” de novas emoções, sensações e novas formas de estar consigo e com o outro, independentemente da sua condição física ou psicológica.

Ambiciona-se que este projeto seja impulsionador de uma mudança do atual paradigma social, de modo que se passe a
dar mais atenção aos idosos, também em estado terminal ou com demências, e para quem a música pode ter um papel especialmente importante a desempenhar e, desta forma, resolver um problema crescente na nossa população: a sensação de abandono e angústia na fase do envelhecimento.


Consciencializar toda uma sociedade que nós seremos o idoso do amanhã. Iremos colher o que hoje for semeado.

Raquel

SAMP