A creche desempenha um papel essencial e multifacetado no desenvolvimento global infantil das crianças dos 0 aos 3 anos, proporcionando
um ambiente social e educacional estimulando habilidades cognitivas, emocionais e sociais. É também nestas idades que a criança está fora do contexto familiar, passando a estar em contato com o mundo social.
A interação com a equipa educativa e com o grupo, contribui para o desenvolvimento da linguagem, aptidões motoras e preparação para socialização. Além disso, a Creche oferece suporte emocional e estrutural, promovendo a autonomia e a preparação para a educação formal.
A Creche é também um ambiente que favorece a socialização e que permite que as crianças aprendam a compartilhar, a resolver conflitos e
a comunicar. A relação interpessoal e afetiva com a equipa educativa de sala (a educadora e a auxiliar) também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento emocional das crianças, proporcionando segurança e apoio emocional. Sendo crucial nos primeiros anos de vida, quando a formação de vínculos afetivos é essencial para o bem-estar emocional.
As atividades planificadas e orientadas contribuem para o desenvolvimento físico, melhorando a motricidade fina e grossa. As duas funções essenciais na Creche são o Cuidar e Educar, pois nestas idades, a maior parte do dia é dedicado às rotinas e às necessidades de cada criança, tal como os cuidados de higiene, alimentação e sono.
As rotinas diárias na creche são um marco importante para o desenvolvimento das crianças e do seu bem-estar. “Desenvolver uma rotina é transformar o tempo num tempo de experiências educacionais ricas e interações positivas”. Oliveira Formosinho
As rotinas, proporcionam novas experiências de aprendizagens a todos os níveis, tal como o desenvolvimento da autonomia, regras e responsabilidade e, acima de tudo, transmite à criança o sentimento de segurança e confiança, fundamentais ao seu bem-estar e ao seu
desenvolvimento, quer seja ela a nível social, cognitivo ou motor.
Desta maneira as crianças percebem o que vai acontecer em cada etapa do dia assimilando naturalmente os momentos, servindo-lhes de
ajuda e de orientação A Creche tem também o momento do acolhimento, do colo, do carinho, fazendo com que a criança se sinta segura e possa desenvolver aptidões nas variadas áreas do desenvolvimento.
Um dos primeiros desafios encontrados em Creche é a relação estre a escola e a família, porque muitas vezes as famílias não estão preparados para entender a importância dessa primeira fase na vida dos seus filhos, evidenciando-se assim a insegurança dos pais ao deixarem os seus filhos com estranhos, que apesar de serem profissionais não deixam de ser estranhos.
Enquanto Creche, importa-nos que a família seja um elemento ativo em todo o processo educativo, para que se possam estabelecer assim,
relações de confiança e de proximidade entre todos os membros da comunidade educativa.
Acredito ainda, que o envolvimento da família na vida do grupo enriquece o ambiente educativo que nele se vive. A participação das famílias nas atividades de sala, nas festividades ou na colaboração nas dinâmicas da rotina diária, constituem uma forma de aproximação não só da família ao ambiente escolar, como da família a todo o grupo e a cada criança individualmente, permitindo assim que crianças e adultos construam relações fortes e seguras.
Para a criança, ter um familiar no ambiente escolar é um momento importante não só a nível emocional, ao sentir a sua individualidade
valorizada, como também a nível social, tendo a oportunidade de se sentir cada vez mais segura no contexto educativo, uma vez que as pessoas que lhe são mais próximas (pais, tios, avós, irmãos), demonstram confiar naquele espaço e naquelas pessoas.
ANA REBOLA
Diretora técnica/
Educadora de Infância