Por esta altura acolhemos as nossas crianças na nossa instituição. Algumas voltam após um período de férias, enquanto outras chegam pela primeira vez. Em ambos os grupos, sentimos-lhes a ansiedade, dúvidas e receios. Procuramos confortar da melhor forma possível, como sabemos, com afetividade, tranquilidade e com a certeza de que tudo faremos para que este novo ano seja inesquecível. Nesta fase, as crianças e as suas famílias precisam de acolhimento, de sentir a harmonia da escola. Planeamos a adaptação para que pais e crianças relembrem este momento como o início de uma bela relação de amizade e de companheirismo. Neste período, dos familiares, tentamos perceber as expectativas, enquadramos as suas sugestões no funcionamento da instituição e promovemos a troca de ideias para melhor conhecermos a criança. O nosso compromisso para com as crianças é assegurar-lhes que esta fase de adaptação é o início de um dos caminhos mais bonitos que irão percorrer, uma aventura preenchida com sorrisos e grandes aprendizagens. Por estes dias, nem sempre é fácil aos familiares e às crianças terem este horizonte em perspetiva. O momento em que os familiares se separam das crianças muitas vezes torna-se doloroso, às vezes angustiante, para ambos. Mas na nossa instituição, à semelhança de muitas outras, não faltará o colo, os abraços e palavras amigas de conforto. Acreditamos que em breve este momento de separação será preenchido com um sorriso e expectativa de um dia preenchido por brincadeiras e divertidas aprendizagens. Durante a fase de adaptação à escola, a nossa missão educativa foca-se no bem-estar da criança, em promover e assegurar a socialização com os seus pares e adultos. Posteriormente, estaremos então em condições de nos focarmos no seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo. Na nossa prática pedagógica atendemos à individualidade de cada criança, respeitando o seu tempo e o seu espaço, preparando-as para a vida futura em sociedade. É também nossa pretensão desenvolver um trabalho colaborativo, de cooperação e articulação com a família e sociedade. A colaboração entre a escola e a família não se deve esgotar nas atividades pontuais e de caráter extraescolar, mas sim numa intensa atividade de corresponsabilização e de coordenação educativa. Que seja um excelente ano letivo para todos, para as crianças, para as suas famílias e para toda a comunidade educativa. Diretora Técnica/Educadora de Infância Ana Rebola.