A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO CARDIOVASCULAR ANTES DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO

É consenso e de conhecimento geral que a prática de atividade física está associada à prevenção da doença cardiovascular.

Pretende iniciar ou reiniciar prática de exercício físico? É essencial uma avaliação clínica prévia, nomeadamente cardiovascular, sobretudo na presença de algum dos fatores seguintes:

- Idade superior a 35 anos

- Excesso de peso ou obesidade

- Diabetes

- hábitos tabágicos

- Colesterol elevado

- Hipertensão arterial

- Doença cardíaca conhecida

A prática de exercício físico, em particular o aeróbio ou cardiovascular, é de uma forma geral benéfica para o seu coração e artérias, mas existem algumas doenças ou fases das mesmas em que poderá estar contraindicada; além disso, para cada indivíduo há especificidades no treino que lhe são mais favoráveis, e outras que poderão ser prejudiciais. Uma avaliação clínica permite diagnosticar patologias que eventualmente contraindiquem total ou parcialmente o exercício físico, e também uma prescrição de exercício personalizada, adequada ao seu contexto clínico.

Para uma correta avaliação, o Cardiologista vai conhecer a sua história clínica, realizar um exame clínico objetivo, e complementar a avaliação através de exames complementares de diagnóstico, tais como Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Holter 24h, MAPA 24h, Prova de Esforço em tapete rolante, entre outros.

ALEXANDRE ANTUNES,

médico cardiologista no HDMA