Sente dor de dentes? Aumento da sensibilidade dentária? Possivelmente é a formação de uma cárie.
O aparecimento de cáries dentárias resulta do amolecimento do esmalte dos dentes originado por ácidos. Os ácidos são desenvolvidos quando a placa dentária decompõe o açúcar existente na boca.
Estas cáries desenvolvem-se quando os alimentos que contêm hidratos de carbono, como os doces, chocolates, bolos, entre outros, ficam alojados entre os dentes e não são bem removidos através da higiene oral diária (escovagem e fio dentário).
As principais causas das cáries dentárias derivam dos alimentos e bebidas açucaradas, ou seja, quanto maior o consumo de açúcar, maior será o ácido produzido originando então as cáries. É uma doença de origem bacteriana, existem bactérias na boca que convertem os alimentos em ácidos que vão dissolver o mineral dos dentes, causando a origem da cárie. Há dentes que estão mais suscetíveis que outros no desenvolvimento de cáries, tais como, os molares e os pré-molares permitindo, assim, que os restos alimentares fiquem alojados mais facilmente.
Contudo, é possível prevenir o desenvolvimento de cáries, se seguir estas regras:
- higiene oral diária correta
- uso do fio dentário, de preferência à noite
- usar uma pasta rica em flúor duas vezes por dia, após as refeições
- é muito importante ir a uma consulta regular ao médico dentista, idealmente de 6 em 6 meses
- o diagnóstico precoce é muito importante, pois o médico dentista pode intervir o mais rapidamente possível de forma a evitar o avanço das cáries dentárias.