Artigo de opinião da Dra. Juliana Neves - Especialista em Oftalmologia

Computer Vision Syndrome (Síndrome da visão computacional)

O que é esta síndrome?

Com o rápido avanço tecnológico e a disseminação das tecnologias de informação e de comunicação, é fundamental reconhecer a existência do computer vision syndrome (síndrome da visão computacional) e ser aconselhado acerca das medidas que podem ser adotadas para prevenir e tratar esta síndrome.

A massificação do uso de computadores, dos tablets, smartphones e e-readers, fez com que estas tecnologias fizessem parte da vida da população em geral (crianças, adultos e idosos) quer no trabalho e na escola, quer nos períodos de lazer. 

Todos estes fatores colocaram novas exigências à visão da população e trouxeram novos desafios à oftalmologia e, em particular, à ergoftalmologia, ciência que estuda as condições ambientais que permitem ao indivíduo desempenhar as suas tarefas diárias com o mínimo de esforço e desconforto para os seus olhos.

Quais as consequências?

Durante a utilização do computador a frequência de pestanejo é menor e o número de vezes em que a pálpebra superior não cobre completamente a córnea é maior do que o normal e do que se observa durante a leitura de material em papel. Além disso, durante a leitura em papel, o olhar é dirigido inferiormente, de modo que as pálpebras cobrem uma porção substancial da superfície ocular, enquanto a posição do olhar durante a utilização do computador se associa a uma maior abertura dos olhos e, consequentemente, a uma maior área de superfície ocular exposta. 

A soma destes fatores aumenta a evaporação das lágrimas durante a utilização do computador. Também é importante notar que os escritórios são frequentemente caracterizados por um baixo nível de humidade, pela presença de ar-condicionado ou outros sistemas de aquecimento/refrigeração, o que pode contribuir para o desenvolvimento de sintomas de olho seco nos utilizadores de computador.

O que fazer para prevenir esta síndrome?

Existem atualmente várias medidas que podem ser tomadas para prevenir e tratar o computer vision syndrome.

Elas podem ser divididas em: medidas relacionadas com o meio ambiente e medidas relacionadas com o utilizador do computador.

Entre as medidas relacionadas com o meio ambiente destacam -se:

-O ecrã do computador deve estar posicionado ligeiramente abaixo do nível dos olhos. A United States Occupational Safety and Health Admnistration recomenda que o centro do ecrã se encontre 15-20º abaixo do nível dos olhos e a uma distância de 50 - 100 cm. Nesta posição, a fenda palpebral e a área da superfície ocular exposta são menores, o que diminui a evaporação das lágrimas.

E entre as medidas relacionadas com o utilizador podemos citar:

-Os utilizadores de computadores devem fazer pausas curtas frequentes, que permitam modificar a posição do corpo, da cabeça e dos olhos e relaxar o sistema visual de acomodação.

 

Lista de Referências:

Blehm C, Vishnu S, Khattak A, Mitra S, Yee RW. Computer vision syndrome: a review. SurvOphthalmol. 2005May-Jun;50(3):253-62

Rosenfield M. Computer vision syndrome: a review of ocular causes and potencial treatments. OphthalmicPhysiolOpt. 2011 Sep;31(5):502-15

Pew Research Internet project. Mobile technology fact sheet. Disponivel em www.pewinternet.org

 

Artigo elaborado pela Doutora Juliana Neves, especialista em Oftalmologia no Hospital D. Manuel de Aguiar.